Back

Brasília sediou o 8º Encontro Internacional das Farmacopeias

Cooperação internacional

Brasília sediou o 8º Encontro Internacional das Farmacopeias

O evento foi organizado pela OMS ,em parceria com a Anvisa, e discutiu tópicos relacionados à harmonização das Farmacopeias.
Publicado: 18/07/2017 14:24
Última Modificação: 19/07/2017 13:32

Brasília foi sede do 8º Encontro Internacional das Farmacopeias que ocorreu entre os dias 11 e 12 de julho, na sede da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). O evento discutiu tópicos relacionados à harmonização das Farmacopeias. Nesse encontro, o principal assunto discutido foi o Guia de Boas Práticas Farmacopeicas (GPhP).

O Guia de Boas Práticas Farmacopeicas (GPhP) descreve um conjunto de princípios que fornece orientação para as Farmacopeias, facilitando o design, o desenvolvimento e a manutenção de uma padronização farmacopeica. Embora os princípios também possam se aplicar a outros produtos, o foco dessas boas práticas são as substâncias farmacêuticas e os produtos acabados.

O 8º Encontro contou com a presença de representantes das Farmacopeias Brasileira, Americana, Japonesa, Europeia, Internacional, Britânica, Coreana, Chinesa, Indiana, Turca, Vietnamita e Mexicana.

O 1º Encontro Internacional das Farmacopeias ocorreu em 2012, na sede da OMS, em Genebra/Suíça. Veja a tabela abaixo:

1º Encontro – 2012 – na Suíça

2º Encontro: 2013 – Índia

3º Encontro: 2014 – Reino Unido

4º Encontro: 2014 – Conselho da Europa

5º Encontro: 2015 – Estados Unidos

6º Encontro: 2015 – China

7º Encontro: 2016 – Japão

8º Encontro: 2017 – Brasil

A farmacopeia é um compêndio de monografias de medicamentos e métodos que reúne os padrões técnicos para fabricação e controle de qualidade dos produtos farmacêuticos utilizados pela população. A elaboração e atualização deste documento são vistas como ação estratégica para a autonomia do país na produção de medicamentos e incentivo ao desenvolvimento dos laboratórios nacionais.

Saiba mais sobre a Farmacopeia Brasileira.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial.